PÚBLICO ALVO: Profissionais portadores de diploma de Ensino Superior, graduados em Pedagogia, Psicologia, Letras, licenciaturas plenas, bem como outros profissionais que atuam ou desejam atuar no ensino das séries iniciais, na educação infantil e/ou na educação de Jovens e Adultos. |
OBJETIVO: Contribuir para a construção de um espaço privilegiado de aprofundamento e acesso ao conhecimento das questões relativas à alfabetização e ao letramento, proporcionando aos professores do Ensino Fundamental a possibilidade de discutir e refletir sobre metodologias, didática e prática de alfabetização e letramento. |
CARGA HORÁRIA: 420h CÓDIGO MEC 20.326 |
COD |
DISCIPLINA |
01 |
Didática do Ensino Superior |
02 |
Metodologia da Pesquisa Científica |
03 |
Tecnologias Educacionais |
04 |
Alfabetização, Letramento e Literatura Infantil: Princípios e Fundamentos |
05 |
Psicologia da Aprendizagem e Desenvolvimento: Estratégias de Processamento e Aquisição da Linguagem |
06 |
Produção de Textos e Apropriação da Escrita |
07 |
Teorias do Letramento e as Práticas Sociais de Leitura e Escrita |
08 |
Alfabetização e Letramento: Processo de Escrita, Autoria e Diversidade Textual |
09 |
Alfabetização de Jovens e Adultos |
10 |
Avaliação do Processo de Alfabetização |
11 |
Neurolinguística e Alfabetização e Letramento |
12 |
Oficina de Produção de Material para Alfabetização |
13 |
Práticas Orientadas |
APROVAÇÃO: Para conclusão do curso, obtenção do título e expedição de certificado o aluno deverá ter média superior a 7,0 em todas as disciplinas e frequência superior mínima de 75% da carga horária total do curso, salvo os casos respaldados legalmente, e entregar artigo científico contendo entre 15 e 20 laudas (ABNT). |