PÚBLICO ALVO: Professores, coordenadores, supervisores, diretores, psicólogos, fonoaudiólogos, psicopedagogos, assistentes sociais e todos os outros profissionais da área educacional e clínica que direta e indiretamente atuam na área de educação. | |
OBJETIVO: Desenvolver competências para o atendimento à deficiência intelectual em crianças e adolescentes e suas características, visando o desenvolvimento, socialização e aprendizagem de atividades teóricas-práticas em contextos escolares. | |
CARGA HORÁRIA: 640H CÓDIGO NO MEC 20.383 | |
COD |
DISCIPLINA |
01 |
Didática do Ensino Superior |
02 |
Metodologia da Pesquisa Científica |
03 |
História da Educação Especial no Brasil: Aspectos Legais, Filosóficos e Históricos |
04 |
Bases Teóricas para Inclusão Educacional |
05 |
Fundamentos Biológicos e Psicológicos das Deficiências |
06 |
Necessidades Educacionais Especiais no Sistema Regular de Ensino |
07 |
Deficiência Intelectual: Implicações para uma Prática Educativa Inclusiva |
08 |
Condutas Pedagógicas Inclusivas em Deficiência Intelectual: Procedimentos de Ensino e Avaliação |
09 |
Aspectos Psicossociais, Culturais e Linguísticos dos Diferentes Níveis de Escolaridade em Deficiência Intelectual |
10 |
A Organização do Ambiente Escolar como Fator Estratégico para Inclusão |
11 |
Currículo Escolar e Inclusão em Deficiência Intelectual |
12 |
Jogos e Brincadeiras como Recursos Facilitadores do Desenvolvimento de Sujeitos com Deficiência Intelectual |
13 |
A Informática Viabilizando a Superação de Barreiras Educacionais e Sociais |
14 |
Ensino de Habilidades de Comunicação Alternativa |
15 |
Atendimento Educacional Especializado |
16 |
Recursos da Tecnologia Assistiva na Educação Inclusiva |
17 |
Deficiência, Família e Sociedade: Implicações para a Educação Inclusiva |
18 |
Oficina Prática: Elaboração de Materiais Lúdicos Para o Trabalho em Sala de Aula e Estágio Supervisionado |
APROVAÇÃO: Para conclusão do curso, obtenção do título e expedição de certificado o aluno deverá ter média superior a 7,0 em todas as disciplinas e frequência superior mínima de 75% da carga horária total do curso, salvo os casos respaldados legalmente, e entregar artigo científico contendo entre 15 e 20 laudas (ABNT). |