PÚBLICO ALVO: Professores, coordenadores, supervisores, diretores, psicólogos, fonoaudiólogos, psicopedagogos, assistentes sociais e todos os outros profissionais da área educacional e clínica que direta e indiretamente atuam na área de educação. |
OBJETIVO: Desenvolver competências para o atendimento à educação especial com ênfase deficiência intelectual em crianças e adolescentes e suas características, visando o desenvolvimento, socialização e aprendizagem de atividades teóricas-práticas em contextos escolares. |
CARGA HORÁRIA: 640h CÓDIGO NO MEC 44.063 |
COD |
DISCIPLINA |
01 |
Didática do Ensino Superior |
02 |
Metodologia da Pesquisa Científica |
03 |
Fundamentos Filosóficos, Históricos, Políticos e Legais da Educação Especial e da Educação Inclusiva no Brasil |
04 |
Bases Pedagógicas e Científicas da Educação Inclusiva Especial |
05 |
Fundamentos Biológicos e Psicológicos das Deficiências |
06 |
Bases Neuropsicológicas da Aprendizagem de alunos com Deficiência Intelectual |
07 |
Aspectos Sociais, Familiares e Escolares de alunos com Necessidades de Educação Especial |
08 |
Aspectos da Saúde aplicada à Educação Especial, Psicologia do Desenvolvimento, Síndromes, Transtornos e Deficiência Intelectual |
09 |
Aspectos Psicossociais, Culturais e Linguísticos dos diferentes níveis de escolaridade de alunos com Deficiência Intelectual |
10 |
Projeto Político Pedagógico e Atenção à diversidade |
11 |
Currículo Escolar e Inclusão em Deficiência Intelectual |
12 |
Deficiência Intelectual: Implicações para uma prática educativa inclusiva |
13 |
Introdução à Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS |
14 |
Jogos e Brincadeiras com recursos facilitadores do desenvolvimento de pessoas com Deficiência Intelectual |
15 |
Condutas pedagógicas inclusivas em Deficiência Intelectual: Procedimento de Ensino e Avaliação |
16 |
Ensino de Habilidades de Comunicação Alternativa |
17 |
Estágio Supervisionado |
18 |
Trabalho de Conclusão de Curso |
APROVAÇÃO: Para conclusão do curso, obtenção do título e expedição de certificado o aluno deverá ter média superior a 7,0 em todas as disciplinas e frequência superior mínima de 75% da carga horária total do curso, salvo os casos respaldados legalmente, e entregar artigo científico contendo entre 15 e 20 laudas (ABNT). |