GESTÃO ESCOLAR

PÚBLICO ALVO: O curso destina-se aos diversos profissionais da Educação, licenciados, com ou sem formação em Pedagogia, e habilita seus pós-graduados a candidatar-se aos cargos de Especialista em Educação, Direção, Supervisão e Coordenação em Escolas da rede particular e pública, nos termos da Deliberação CEE nº 53/2005 e em atendimento ao disposto no Art. 64 da LDB 9394/96.

OBJETIVO: Desenvolver uma gestão no âmbito escolar em suas dimensões: administrativa, financeira e pedagógica; debater, interpretar e analisar desafios, possibilitando a ampliação de ideias, novas experiências de gestão democrática no espaço escolar, tornando a comunidade como parte integrante do contexto educacional.

CARGA HORÁRIA: 1.040 HORAS                                                      CÓDIGO NO MEC    50.654

210 horas

Conteúdo

Disciplinas

Conteúdos de Gestão da Escola, da Função Social e das Políticas para a Educação, numa perspectiva Histórico-Político-Social 1.Fundamentos Filosóficos, Políticos e Sociais da Gestão Educacional
2. História da Educação
3.Escola e Sociedade
4. Metodologia Científica
5.História Política e Sociedade
6. Profissão Docente
7. Políticas Públicas em Educação

210 horas

Conteúdos de Currículo e Avaliação, tendo em vista a elaboração e a implementação do projeto pedagógico da escola 8. Novas Concepções Educacionais
9. Avaliação da Educação e da Aprendizagem
10.Currículo Estruturado: Implementação de Programas Pedagógicos
11. Didática: Organização do Trabalho Pedagógico
12. Avaliação Institucional
13. Educação Inclusiva I
14. Educação Inclusiva II

210 horas

Conteúdos de Gestão da Organização Escolar nas Dimensões Humana e Gerencial, incluindo Gestão das Tecnologias da Informação e Comunicação 15. Gestão Educacional: Direção
16. Gestão Educacional: Coordenação
17. Gestão Educacional: Supervisão
18. Gestão e Organização Escolar
19. Gestão de Pessoas
20. Gestão de Sistemas Educacionais
21. Tecnologia da Comunicação e da Informação na Educação

210 horas

Orientação Escolar aos Alunos e Orientação para o Trabalho 22. Metodologia da Pesquisa em Gestão Educacional
23. Pesquisa e Educação
24. Seminários sobre Práticas de Gestão Escolar
25.Supervisão e Elaboração de Relatório de Estágio e Monografia
Estágio Supervisionado
SISTEMAS DE AVALIAÇÃO
A avaliação dos alunos poderá ser prática ou teórica, de acordo com o estabelecido pelo professor e de acordo com as características de cada disciplina; por meio de critérios constantes em seu plano de curso: 75% de presença mínima nas aulas e conceito mínimo 7,0 sete inteiros para obtenção de cada credito. Será exigida a apresentação do Trabalho de Conclusão ao final do Curso para certificação do aluno, e poderá ser feita em grupo de até 3 (três) alunos e ser entregue até 180 (cento e oitenta) dias após a data de Conclusão do Curso.
Abrir o Chat Online
Precisa de AJUDA?
Olá,
Posso ajudar?